Alegria é coisa séria.

 

 

Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galileia; manifestou a sua glória, e os discípulos creram nele ( João 2.11)

Há alegria no dia a dia, alegria das pequenas coisas: um dia bonito, um bom café, um chocolate, o telefonema de um amigo... E há aquelas alegrias de dias especiais, dias que se erguem na nossa história. A história narrada no Envangelho de João conta-nos de um dia especial na vida de um casal. 

João fez questão de registrar que a transformação de água em vinho nas Bodas de Caná foi o primeiro sinal realizado por Jesus na Galiléia. Na bíblia, o vinho é o simbolo por exCelencia da alegria.

O fato de Jesus ter dedicado seu primeiro milagre a restauração da alegria mostra-nos que Deus leva a sério a nossa alegria. Ele não nos quer apenas vivos, ele nos quer alegres! A alegria é a dilatação da alma, o brilho nos olhos. A alegria é a felicidade a partir do coração. O coração alegre aformoseia o rosto (Provérbios15.13).

O QUE FAZER QUANDO O VINHO ACABA?

A mãe de Jesus chegou perto dele e disse-lhe: "Eles não tem mais vinho." A imagem é uma síntese da existência humana nos mometos em que a alegria parece fugir de nossa vida. Esses momentos poderiam ser sistetizados por esta frase: o vinho acabou!

O primeiro milagre mostra-nos que o fato de convidarmos Jesus para a nossa casa, para a festa da nossa vida, não significa que as dificuldades não venham bater a nossa porta.

SUA ALEGRIA IMPORTA PARA DEUS.

A resposta de Jesus para Maria soa deseducada aos nossos ouvidos. "A minha hora ainda não chegou."  Jesus lembra sua paixão, sua doação por nós. 

Diante dessa realidade, o que era uma festa de casamento num lugarejo perdido no meio do nada? Mas, Maria sabia que Jesus faria algo, porque Deus sempre faz algo, ainda que não seja o que esperamos, por isso ela diz para os serventes: "Façam tudo o que ele vos disser." 

Vejo neste primeiro sinal de Jesus um evangelho que não se preocupa apenas com os grandes temas. Deus é suficientemente grande para cuidar de nossos pequenos problemas. E, a partir do momento que nos entregamos a este Deus grande, descobrimos que os nossos problemas - grandes ou pequenos - são tratados por ele. 

O que Deus quer de voce é apenas uma coisa: a entrega. E faz uma promessa: o que ele fizer na festa da sua vida surpeenderá os melhores paladares. 

Na lógica humana o primeiro é sempre o melhor! Todos servem primeiro o melhor vinho, depois o padrão cai. Com Deus é o contrário, a melhor safra ainda virá. Com Jesus na sua vida ainda há muito vinho bom para chegar!

De onde vem esse vinho? De onde vem essa alegria? De um convidado muito especial: Jesus. Convide-o para a sua vida.






Rev. Valdnei A. Ferreira